Prefeitura Municipal de Canela

Capacitação para entrevistadores do Cadastro Único acontece na UCS

23/05/2018

Foto: Eduardo Idalino

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH)

através do Departamento do Cadastro Único e Programa Vida Familiar realiza desde segunda-feira (21) a “Capacitação de Entrevistadores de Formulários do Cadastro Único”, dirigida aos entrevistadores e cadastradores do Programa Bolsa Família. O encontro acontece até sexta-feira (25) no Campus da UCS Região das Hortênsias.

O objetivo da capacitação é formar novos técnicos municipais para suprir a demanda existente. Os mesmos irão desempenhar funções como entrevistadores do Cadastro Único, visando melhora na qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias.

São capacitados 30 técnicos de diversos municípios do Rio Grande do Sul. A capacitação conta com atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais, com carga horária total de 36 horas.

A execução e a gestão do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) são públicas e governamentais e se darão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre Governo Federal, estados e municípios observando a intersetorialidade.

Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

CANELENSE RECEBEU CAPACITAÇÃO EM BRASÍLIA

E março, Rose Jardim, da Secretaria de Assistência, Desenvolvimentos Social, Cidadania e Habitação foi a representante canelense na Capacitação de Instrutor – “Formulários do Cadastro Único” que aconteceu em Brasília.

A canelense foi uma das gaúchas convidadas pelo Coordenador Estadual do Cadastro Único do Estado do Rio Grande do Sul (DAS/RS Departamento de Assistência Social), Edgar Vargas, para fazer a Capacitação oferecida pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social.

Recentemente, as profissionais participaram da segunda etapa da capacitação para área de gestão do Programa Bolsa Família e a partir daí também são “Multiplicadoras”, com a missão de apoiar o DAS a capacitar e instruir os municípios do Rio Grande do Sul.

Rose trabalha com o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família desde 2004 e está lisonjeada por poder somar junto a equipe de Multiplicadores que o Estado possui. “Espero corresponder a confiança a mim depositada desde o convite a seleção e o apoio de toda a gestão principalmente da Secretária Andresa ao me liberar para o treinamento e ao Prefeito Constantino por compreender apoiar e incentivar toda e qualquer amplitude de conhecimento trazendo estes reconhecimento e frutos para o município”, ponderou.

 

Last modified: 23/05/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support