Capacitação para entrevistadores do Cadastro Único acontece na UCS

23/05/2018

Foto: Eduardo Idalino

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH)

através do Departamento do Cadastro Único e Programa Vida Familiar realiza desde segunda-feira (21) a “Capacitação de Entrevistadores de Formulários do Cadastro Único”, dirigida aos entrevistadores e cadastradores do Programa Bolsa Família. O encontro acontece até sexta-feira (25) no Campus da UCS Região das Hortênsias.

O objetivo da capacitação é formar novos técnicos municipais para suprir a demanda existente. Os mesmos irão desempenhar funções como entrevistadores do Cadastro Único, visando melhora na qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias.

São capacitados 30 técnicos de diversos municípios do Rio Grande do Sul. A capacitação conta com atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais, com carga horária total de 36 horas.

A execução e a gestão do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) são públicas e governamentais e se darão de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre Governo Federal, estados e municípios observando a intersetorialidade.

Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

CANELENSE RECEBEU CAPACITAÇÃO EM BRASÍLIA

E março, Rose Jardim, da Secretaria de Assistência, Desenvolvimentos Social, Cidadania e Habitação foi a representante canelense na Capacitação de Instrutor – “Formulários do Cadastro Único” que aconteceu em Brasília.

A canelense foi uma das gaúchas convidadas pelo Coordenador Estadual do Cadastro Único do Estado do Rio Grande do Sul (DAS/RS Departamento de Assistência Social), Edgar Vargas, para fazer a Capacitação oferecida pelo MDS – Ministério do Desenvolvimento Social.

Recentemente, as profissionais participaram da segunda etapa da capacitação para área de gestão do Programa Bolsa Família e a partir daí também são “Multiplicadoras”, com a missão de apoiar o DAS a capacitar e instruir os municípios do Rio Grande do Sul.

Rose trabalha com o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família desde 2004 e está lisonjeada por poder somar junto a equipe de Multiplicadores que o Estado possui. “Espero corresponder a confiança a mim depositada desde o convite a seleção e o apoio de toda a gestão principalmente da Secretária Andresa ao me liberar para o treinamento e ao Prefeito Constantino por compreender apoiar e incentivar toda e qualquer amplitude de conhecimento trazendo estes reconhecimento e frutos para o município”, ponderou.

Last modified: 23/05/2018