Prefeitura Municipal de Canela

Jovens e Tradicionalistas renderão homenagens a Nossa Senhora de Caravaggio

17/05/2018

 

A 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio de Canela promove no  sábado, 19, a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude e no domingo, 20, a tradicional Cavalgada da Fé

Foto: Diego Santos/Estrategiacom

Jovens de todas as cidades que compõem a Diocese de Novo Hamburgo são esperados para a Romaria e Jornada. Estima-se a participação de mais de 10 mil jovens, que sairão da Catedral de Pedra, rumo ao Santuário de Canela. Esta é, com certeza, a procissão mais animada e alegre do evento, pois todo o percurso conta com a coordenação de jovens, que estão participando da organização do evento há meses. A liturgia da Missa Campal também será voltada a este público, bem como a programação de todo o dia, que terá The Voice, rádio JDJ, confissões, adoração  e, no encerramento, show com a renomada banda Dominus.

No domingo, 20, fé e cultura gaúcha se juntam num grande movimento, com a participação de peões e prendas a cavalo. A imagem de Maria de Caravaggio irá abrindo caminho até o Santuário e, na chegada, uma Missa Crioula Campal será celebrada. Para a Cavalgada da Fé,  organização do evento criou um pequeno regulamento, buscando manter o respeito a religiosidade e as tradições gaúchas, exigindo que os participantes estejam devidamente pilchados, sem beber e fumar durante o trajeto e, que sigam sempre atrás da imagem de Nossa Senhora e da comitiva religiosa.

Nos dias do evento a gastronomia será farta, com comida caseira, lanches, frutas e, os tradicionais pasteis produzidos com massa caseira, sendo que no sábado não haverá venda de bebida alcoólica.

Uma das novidades do evento, nesta edição, é a gruta que foi recém construída na cripta da Igreja em construção e que deve chamar a atenção do público.

Os festejos em honra a Maria de Caravaggio, em Canela, seguem dia 26 de maio, com a grande Romaria a Pé e, no dia 27, com Romaria Motorizada e de Motociclistas, sendo que todas as romarias saem da Catedral de Pedra às 8h30, rumo ao Santuário, distante 7km do centro da cidade.

A organização da Romaria e Festa estima que um público de cem mil pessoas deve passar pelo Santuário neste mês de maio.

A 58ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, na Serra Gaúcha, é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela, com organização do pároco Padre Varnei Hinterholz, do Conselho Administrativo do Santuário e, comissão festeira.

Texto: Lu Zanatta

Last modified: 21/06/2018

Comments are closed.