Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril

16/04/2018

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já foi definida pelo Ministério da Saúde. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, a ação será entre 23 de abril e 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha prevista para 12 de maio. Devem receber a vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, aquelas com maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada. Aproximadamente 11 mil pessoas estão incluídas como público-alvo desta ação em Canela, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

As unidades de saúde do município permanecerão abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

INTERIOR

A vacinação no Interior será realizada todas as quartas-feiras de tarde com atendimento médico conforme escala já estabelecida.

25/04 ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,

São João e Monjolo)

02/05 ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto

da Esperança)

09/05 ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)

16/05 ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,

São João e Monjolo)

23/05 ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto

da Esperança)

30/05 ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)

* Atendimento sujeito a alterações

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

CONTÁGIO E PREVENÇÃO

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA DEVEM SER ADOTADAS:

• -Manter o ambiente ventilado;
  • -Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • -Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
  • -Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • -Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
  • -Evitar aglomerações;
  • -Orientar os pais que quando o aluno apresentar febre ou tosse – permanecer em casa e procurar atendimento médico;

Qualquer dúvida entrar em contato com as Unidades ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone – 32821331.

Last modified: 16/04/2018