Prefeitura Municipal de Canela

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril

16/04/2018

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já foi definida pelo Ministério da Saúde. Promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, a ação será entre 23 de abril e 1º de junho, com o “Dia D” de intensificação da campanha prevista para 12 de maio. Devem receber a vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, aquelas com maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada. Aproximadamente 11 mil pessoas estão incluídas como público-alvo desta ação em Canela, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

As unidades de saúde do município permanecerão abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

INTERIOR

A vacinação no Interior será realizada todas as quartas-feiras de tarde com atendimento médico conforme escala já estabelecida.

25/04 ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,

São João e Monjolo)

02/05 ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto

da Esperança)

09/05 ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)

16/05 ESCOLA ZEFERINO JOSÉ LOPES (Morro Calçado, Rancho Grande,

São João e Monjolo)

23/05 ESCOLA BALDUÍNO BOELTER (Linha São Paulo, Canastra e Recanto

da Esperança)

30/05 ESCOLA SANTOS DUMONT (Chapadão e Amoreiras)

* Atendimento sujeito a alterações

SINTOMAS

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

CONTÁGIO E PREVENÇÃO

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.

 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA DEVEM SER ADOTADAS: 

  • -Manter o ambiente ventilado;
  • -Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • -Evitar tocar olhos, nariz ou boca;
  • -Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
  • -Proteger com lenço (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
  • -Evitar aglomerações;
  • -Orientar os pais que quando o aluno apresentar febre ou tosse – permanecer em casa e procurar atendimento médico;

    Qualquer dúvida entrar em contato com as Unidades ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone – 32821331.

Last modified: 16/04/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support