Conselho de Pensantes busca alternativas para solucionar a problemática do lixo

14/03/2018

Fotos: Eduardo Idalino

A Câmara de Vereadores de Canela recebeu na noite de terça-feira (13), uma reunião do Conselho de Pensantes, cuja pauta central dos debates foi a problemática do lixo na cidade de Canela. O encontro foi conduzido pelo prefeito Constantino Orsolin, contando com a presença dos vereadores Emília Fulcher e Carlos Oliveira, além de representantes da empresa Geral Transportes – responsável pela coleta de lixo no município, integrantes do Conselho e do coordenador do grupo, Ronaldo de Paula. “Estamos abertos para receber sugestões, pois este é um tema fundamental para uma cidade turística como a nossa, onde o Centro é como a sala da nossa casa. Existem algumas questões a serem ajustadas na coleta, mas este é um problema social que precisa ser atacado na base, envolvendo todos os segmentos da sociedade”, disse Orsolin.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Na reunião foram divulgados números sobre a coleta de lixo no País, no Estado e em Canela, sendo que os participantes puderam apresentar sugestões a serem executadas no município. Na ocasião, ficou definida a necessidade de executar uma grande campanha de conscientização sobre os problemas provocados pelo lixo, envolvendo o Poder Executivo (Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência Social), Câmara de Vereadores, clubes de serviços e entidades, com o intuito de atingir toda comunidade canelense. “Canela recicla atualmente 4% do lixo produzido e temos a obrigação de melhorar este índice. Em média, são produzidas 30 toneladas de lixo por dia na nossa cidade. É um dado assustador e precisamos buscar alternativas a curto, médio e longo prazo”, destacou o coordenador do Conselho de Pensantes, Ronaldo de Paula. Sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail conselhopensantes@gmail.com.

Last modified: 14/03/2018