Prefeitura Municipal de Canela

Campanha alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele

19/01/2018

Sol. Essa estrela traz grandes benefícios à saúde. Ativa a produção de vitamina D, o que aumenta os níveis de cálcio – fundamental para a saúde dos ossos -, alivia a depressão, melhora a qualidade do sono, protege o organismo contra algumas doenças, entre elas as autoimunes, como artrite reumatoide e esclerose múltipla, já que ajuda a regular a imunidade, e deixa a pele bronzeada (queimada conforme os médicos!), o que é a busca estética de muitos. Por outro lado, também é sinônimo de grandes riscos e perigos. O principal deles é o câncer de pele, provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele.
O verão está aí e o alerta foi ligado para todos aqueles que se expõem constantemente aos raios solares, seja na rotina profissional, no dia a dia ou por puro lazer e prazer (ainda que independa da estação!).

CAMPANHA
A Secretaria da Saúde desenvolve o JANEIRO LARANJA enfatizando a importância de hábitos cotidianos ligados à prevenção da doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país.
“O propósito é diagnosticar e encaminhar pacientes o quanto antes para tratamento e, claro, prevenir e orientar a população sobre sinais, proteção e meios de exposição. Orientar é importante lembrando que, mesmo fazendo diagnóstico antecipado, precoce, o câncer de pele também pode levar a morte”, comenta o Secretário da Saúde Jean Spall.

AÇÕES
Material informativo e atividades como visita a construção civil dos bairros Santa Marta, São José e Vila Dante; trabalho de conscientização na empresa Geral, Secretaria de Obras, Presídio de Canela e salas de espera das unidades de saúde, além de blitz em frente aos postos de saúde são alguns trabalhos realizados pela equipe da Secretaria da Saúde.
Na Unidade Central desde ontem (19) até segunda-feira (22) acontece atividades de prevenção com os funcionários dos Correios.

Last modified: 23/01/2018

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support