Prefeitura estuda implantação de bacias de contenção visando melhorar o controle e a qualidade das águas

23/11/2017

A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, juntamente com a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, está desenvolvendo um estudo para avaliar a possibilidade de implantação de ao menos duas bacias de contenção em regiões distintas da cidade. Nesta semana os secretários municipais Vilmar Santos (Governança, Planejamento e Gestão) e Luiz Cláudio da Silva (Obras, Serviços Urbanos e Agricultura), acompanhados pela assessora técnica do setor de Análise de Licenciamentos Ambientais, Daiane Soares, visitaram as áreas para dar início aos trabalhos para o desenvolvimento dos projetos.
As bacias de contenção devem contemplar áreas nos bairros Vila Maggi e Canelinha, que recebem águas de córregos e arroios que cortam o município. Conforme o secretário Vilmar Santos, os projetos podem ser executados com recursos oriundos de compensações ambientais. “São projetos fundamentais para melhorar a qualidade das águas em nosso município, contribuindo também na qualidade de vida do cidadão canelense”, avalia Vilmar Santos.

SISTEMA DE RAÍZES
A servidora Daiane Soares explica que a intenção é desenvolver um ‘Reservatório para Detenção de Águas Pluviais’ e um ‘Sistema de Raízes’, com o objetivo de melhorar a qualidade das águas e controlar as inundações nestas regiões em períodos de chuvas intensas. “É uma metodologia simples, barata e de fácil aplicação com a utilização de vegetação no entorno destas bacias”, destaca Daiane Soares, lembrando que a colaboração da população para manter estes locais limpos é fundamental. “É um trabalho que será realizado em etapas, envolvendo a limpeza das áreas, o tratamento das águas e a educação ambiental das comunidades”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Paulo Tomasini, ressaltando que estas áreas não serão para uso recreativo, mas sim para a operação do sistema hídrico de cada bairro.

Fotos: Rafael Zimmermann

Last modified: 24/11/2017