Início dos festejos farroupilhas

08/09/2017

No final do Desfile de 7 de Setembro, o Prefeito Constantino Orsolin retirou uma centelha do Fogo da Pátria e passou ao patrão Gilnei do Nascimento.
A chama crioula fica no CTG Querência até o dia 13 de setembro, onde no subsolo da sede social acontece toda a noite a Ronda Crioula, ocasião em que cada piquete de laçadores ficará responsável em promover um jantar com custo entre R$ 15 e R$ 20 por pessoa, dependendo do cardápio.
As atividades contam também com momentos de convivência e manifestações da cultura regionalista. Este ano, o guardião da Chama Crioula é Dé Zanatta.

OS MIRINS NO DOMINGO
O único dia em que não haverá a Ronda será no domingo (10). Na ocasião, o CTG promove domingueira como grupo Os Mirins (foto), que marca mais uma formatura do curso de danças gaúchas de salão ministrado por Márcio Cavalli.
Os ingressos para o baile, para não sócios, custam R$ 25, à venda somente no dia.
A domingueira é o primeiro da programação do CTG para a Semana Farroupilha, paralela à programação da Prefeitura. Além de Os Mirins, haverá dois bailes com o Grupo Gauchadas e com o Grupo Querência. Nos dias 16 e 17, haverá o Torneio Farroupilha de Laço no Parque de Rodeios do Saiqui.

ATIVIDADES NA PRAÇA JOÃO CORRÊA
A Semana Farroupilha de Canela acontece de 13 a 20 de setembro e terá como tema “90 Anos de Paixão pelo Rio Grande”, de modo a homenagear o homem que, com Barbosa Lessa, foi responsável em resgatar aspectos do gaúcho de antigamente.
A programação será concentrada na Praça João Corrêa, onde será montado o Galpão da Acolhida. Para as apresentações no Multipalco, estão confirmados as seguintes bandas e artistas: Grupo Cordiona, Tchê Guri, Grupo Querência e Walther Morais.
O período também reserva atividades das mais variadas, como palestras, oficinas (de culinária, de nós de lenço, de encilha e de brinquedos de antigamente), Cinema Gaúcho, teatro de bonecos, apresentações artísticas do CTG Querência e dos DTG’s das escolas, além de concurso de vaca parada. O CTG Querência de Canela entra como apoiador do evento. As invernadas da entidade farão apresentações de danças e serão responsáveis pelas tendas nas quais durante o evento serão comercializados pratos típicos como arroz de carreteiro, salsichão com pão, arroz-doce, entre outras iguarias da culinária regionalista gaúcha.
A Semana Farroupilha de Canela deste ano está a cargo do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur), coordenado por Tiago Melo, com o auxílio da servidora Nicole Pereira. O tradicionalista e jornalista Márcio Cavalli foi convidado para ser o curador do evento, atuando pelo Departamento de Tradição e Folclore da Fundação Cultural de Canela.

Foto: Eduardo Macedo

Last modified: 20/11/2017