Prefeitura Municipal de Canela

Vice-Prefeito Gilberto Cezar participou da assembleia  geral de prefeitos da FAMURS

21/07/2017

A primeira Assembleia Geral de prefeitos sob comando do presidente Salmo Dias foi realizada, na quarta-feira (19), na sede da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). O encontro contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre gestores municipais e outras autoridades, de 19 associações regionais. Durante a reunião, Salmo apresentou a estrutura interna da Federação e seus principais projetos à frente da entidade.
Entre as principais iniciativas está o fortalecimento das relações institucionais da Famurs. Para isso, Salmo planeja ampliar a interlocussão entre os municípios e garantir que a Federação seja protagonista no debate de temas de interesse das prefeituras. Também está na pauta organizar um gabinete para disponibilizar orientações aos prefeitos sobre questões jurídicas, previdenciárias e precatórios, entre outros temas.; a busca de parcerias para a realização de cursos à distância pela Escola de Gestão Pública (EGP); a elaboração de um plano para difundiar a importância do municipalismo; e a criação de um consórcio estadual, cuja referência é o modelo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Ficou definida a formação de um grupo de trabalho formado por sete membros para tratar do consórcio da Famurs.
O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, destacou as potencialidades da Região das Hortênsias, suas características, oportunidades e desafios futuros. Disse que é necessário a criação de uma política pública voltada à diminuição das disparidades regionais e também intraregionais, bem como, buscar o fortalecimento do turismo, a integração das prefeituras e órgãos de Governo. Ampliando também as parcerias com as agências de fomento e iniciativa privada.
Presença do TCE

O encontro contou com a presença do presidente Marco Peixoto e de outros representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante sua participação, Peixoto foi saudado pelo recebimento da Medalha do Mérito Municipalista da Famurs, entregue no dia 5 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do RS.
O presidente da Corte ainda destacou que a conquista da honraria é resultado também da criação do Gabinete das Cidades, na sede do TCE. Segundo Peixoto, trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. “Até o TCU está pensando em copiar”, garantiu. Também estiveram presentes na reunião o conselheiro-substituto Renato de Azeredo e o consultor técnico Valtuir Pereira Nunes.

Last modified: 23/11/2017

Comments are closed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support