Vice-Prefeito Gilberto Cezar participou da assembleia  geral de prefeitos da FAMURS

21/07/2017

A primeira Assembleia Geral de prefeitos sob comando do presidente Salmo Dias foi realizada, na quarta-feira (19), na sede da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). O encontro contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre gestores municipais e outras autoridades, de 19 associações regionais. Durante a reunião, Salmo apresentou a estrutura interna da Federação e seus principais projetos à frente da entidade.
Entre as principais iniciativas está o fortalecimento das relações institucionais da Famurs. Para isso, Salmo planeja ampliar a interlocussão entre os municípios e garantir que a Federação seja protagonista no debate de temas de interesse das prefeituras. Também está na pauta organizar um gabinete para disponibilizar orientações aos prefeitos sobre questões jurídicas, previdenciárias e precatórios, entre outros temas.; a busca de parcerias para a realização de cursos à distância pela Escola de Gestão Pública (EGP); a elaboração de um plano para difundiar a importância do municipalismo; e a criação de um consórcio estadual, cuja referência é o modelo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Ficou definida a formação de um grupo de trabalho formado por sete membros para tratar do consórcio da Famurs.
O vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, destacou as potencialidades da Região das Hortênsias, suas características, oportunidades e desafios futuros. Disse que é necessário a criação de uma política pública voltada à diminuição das disparidades regionais e também intraregionais, bem como, buscar o fortalecimento do turismo, a integração das prefeituras e órgãos de Governo. Ampliando também as parcerias com as agências de fomento e iniciativa privada.
Presença do TCE

O encontro contou com a presença do presidente Marco Peixoto e de outros representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Durante sua participação, Peixoto foi saudado pelo recebimento da Medalha do Mérito Municipalista da Famurs, entregue no dia 5 de julho, durante o 37º Congresso de Municípios do RS.
O presidente da Corte ainda destacou que a conquista da honraria é resultado também da criação do Gabinete das Cidades, na sede do TCE. Segundo Peixoto, trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil. “Até o TCU está pensando em copiar”, garantiu. Também estiveram presentes na reunião o conselheiro-substituto Renato de Azeredo e o consultor técnico Valtuir Pereira Nunes.

Last modified: 23/11/2017